Ouça o Som do Céu!

segunda-feira, 30 de março de 2009

ACERTANDO O RUMO DA VIDA ESPIRITUAL!

Nesse novo ano, é o momento oportuno para sérias reflexões sobre erros e acertos e de decisões que possam acertar o rumo da nossa vida espiritual. Estou certo de que hão de aflorar, em nossa mente, inúmeras situações ocorridas no ano passado, que não gostaríamos que voltassem a acontecer. Mais importante, do que tentar corrigir os erros com os nossos esforços pessoais (e é claro que devemos eliminá-los), é adoptar os princípios que nos garantem uma correcta relação com o Senhor, apropriando-nos dos Seus incomparáveis recursos, os quais, se fielmente aplicados à nossa vida espiritual, acertarão o seu rumo. É o meio eficaz de eliminarmos tais erros. Um bom respaldo (motivo) para pormos as coisas em ordem e acertarmos o rumo da vida espiritual, é seguir o exemplo de homens de Deus. Davi é um dos mais dignos que se apresenta. Embora tenha experimentado fracassos, desponta no cenário bíblico como alguém que nunca se deixou naufragar nos erros cometidos, mas buscou sempre, no Senhor e na sua sábia orientação, acertar o rumo da sua vida espiritual, com humildade, sinceridade e firme propósito. Revela-nos, em notáveis poemas e hinos que compôs, segredos maravilhosos que nos conduzem, com segurança, ao acerto do rumo da nossa vida espiritual. Um dos mais expressivos encontra-se no Salmo 16. É a exposição precisa de uma vida que vale a pena seguir! Como seria bom se buscássemos acertar o rumo da nossa vida espiritual, adotando os preciosos conceitos que aí são expostos. O Salmo divide-se em duas partes. A primeira, do v.1 ao v.10, apresenta-nos as condições essenciais da vida espiritual e, no v.11, encontramos as características evidentes da vida espiritual. É peculiar verificar como Davi relaciona o nome do "Senhor" com cada detalhe, tanto das "condições" como das "características" da vida espiritual. O "Senhor" é seguidamente mencionado nessa encantadora exposição poética! Vida espiritual correcta e abundante só acontece quando o Senhor faz parte da nossa experiência de vida (Jo 15:5; 10:10).Dado o curto espaço de que dispomos para esta crónica, vamos nos limitar à enunciação de cada item, sugerindo ao prezado leitor um "mergulho" mais profundo na meditação de cada um, para mais descobrir, e melhor apreciar, a incomparável beleza dos pensamentos desse hino e, assim, se estimular, através deles, a acertar o rumo da sua vida espiritual.

A. Condições essenciais da vida espiritual (vs. 1-10)

1. O Senhor é prioritário e exclusivo vs. 2 - "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente."É essa uma condição essencial para acertarmos o rumo da nossa vida espiritual. Esta será sèriamente afectada, na medida em que colocamos outros interesses acima dos que são do Senhor (Ex.20:3). A alienação do Senhor no nosso viver ou a sua troca por "outros deuses" v.4 (idolatria), nos priva da experiência correcta da vida espiritual. Veja o ensino do Senhor Jesus em Mt.6:33.

2. O Senhor é o Supridor suficientev.5 "O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte." A vida física carece de suprimento material. Sem este ela extingue-se. A vitalidade espiritual depende do suprimento espiritual. Sem este ela enfraquece e se esvai. O Senhor é a nossa porção suficiente e o arrimo indispensável à sustentação da própria vida espiritual. O Senhor amplamente dispõe sobre a Sua plena suficiência (Jo.15:5): como o pão da vida (Jo.6:35), como a água viva (Jo.4:10,13,14). Diz-nos que veio para que tenhamos "vida abundante" (Jo.10:10). O Espírito Santo é o divino Supridor suficiente (Jo.14:16-19). Veja Ef.3:20.

3. O Senhor é Conselheiro eficiente v.7 "Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina".O bom aconselhamento é fundamental para o sucesso em qualquer empreendimento da vida. Maus conselheiros inviabilizam realizações. O sucesso de nossa vida espiritual depende do aconselhamento do Senhor. A Palavra de Deus é o repertório eficiente, para que estejamos capacitados a vivermos espiritualmente bem, cumprindo, correctamente, os seus Soberanos propósitos. Davi afirma que até durante a noite aprende com os ensinos do Senhor. Devemos manter perfeita e constante sintonia com o Senhor, através da Sua Palavra, meio eficiente de aconselhamento para nortear a nossa vida espiritual (veja Js.1:7-8; Sl.119:105).

4. O Senhor é companheiro inseparável v.8 "O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado".Maus companheiros desviam os nossos passos do rumo certo. Os inconstantes e falsos amigos não contribuem para o nosso sucesso. Davi proclama o valor inestimável de ter o Senhor sempre ao seu lado, como companheiro inseparável, para se manter firme (não abalado) nas realizações da sua vida espiritual. No Sl.23:4 afirma que não tinha medo algum por onde passasse, pois o Senhor estava com ele. (Veja Lc.24:15 a experiência dos discípulos do Senhor que voltavam frustrados para Emaús). O Senhor afirmou que estará connosco todos os dias (Mt.28:20), mas a aceitação da sua companhia é atitude essencial, para que aproveitemos o grande valor que ela representa na correcção do rumo da nossa vida espiritual.

5. O Senhor é a esperança eterna vs.9,10 "...até o meu corpo repousará seguro. Pois não permitirás (o Senhor) que o teu Santo veja a corrupção". O texto encerra preciosa declaração profética messiânica, referindo-se à ressurreição do Senhor Jesus. Mas encerra a convicção que Davi tinha quanto à expectativa da sua eternidade. A esperança eterna é fundamental para acertarmos o rumo da nossa vida espiritual. É gloriosa a promessa do Senhor Jesus aos filhos de Deus em Jo.14:1-3: "... para que, onde eu estou, estejais vós também". Paulo ensina: "... estaremos para sempre com o Senhor"(I Ts.4:17). O acerto do rumo de nossa vida espiritual passa pela certeza da nossa futura ressurreição, garantida esta pela gloriosa ressurreição do nosso Senhor.

B.- As características evidentes da vida espiritual (v.11)1. A direcção do Senhor - "Tu me farás ver os caminhos da vida ..."O pecado nos desviou do caminho da vida espiritual (Is.53:6) A nossa vida sòmente manifestará "espiritualidade" se estiver no caminho certo. Só o Senhor nos fará ver os caminhos da vida. O Caminho é Senhor Jesus Cristo (Jo.14:6). A direcção correcta, que o Senhor nos oferece, está na Sua Palavra (Sl.119:105). Os nossos caminhos não são os caminhos do Senhor (Is.55:7-8). Se quisermos acertar o rumo da nossa vida espiritual, entreguemos os nossos caminhos ao Senhor, confiemos n'Ele e o mais Ele fará (Sl.37:5). Não nos devemos estribar em nosso próprio entendimento, mas devemos reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos, e Ele vai endireitar as nossas veredas (Pv.3:5-6). A direcção do Senhor é uma evidente característica da nossa vida espiritual no rumo certo.

2. A plena alegria do Senhor "Na tua presença há plenitude de alegria"A alegria do Senhor é a notável característica da vida espiritual. Não a confundamos com a alegria da carne, aquela que resulta dos factos e das participações pessoais que o mundo nos oferece e que estão no âmbito dos prazeres da carne. É a alegria do "exterior", que é efémera e acaba quando o espectáculo termina ou quando o pano desce. O Senhor Jesus nos fala da alegria autêntica, em Jo.16:20, 22 e 24. Resulta da Sua presença em nós ("... a vossa tristeza se converterá em alegria. v.20); permanece em nós apesar das circunstâncias adversas ou aflitivas ("... o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar." v.22); é completa ("... para que a vossa alegria seja completa. v.24). A plenitude da alegria do Senhor é uma característica evidente da vida espiritual no rumo certo.

3.- As delícias perpétuas do Senhor "na tua destra, (há) delícias perpetuamente"A expressão "delícias" nos conduz à ideia de "satisfação". A expressão "destra" nos conduz à ideia de "mão supridora". A mão do Senhor está estendida, com todo o suprimento que se faz necessário à nossa vida espiritual. Ele jamais encolheu a Sua mão (Is.59:1). O Senhor Jesus afirmou que ninguém arrebatará as suas ovelhas das Suas mãos (Jo.10:28). No Senhor, nossa vida espiritual estará suprida com delícias perpétuas e, por isso, ficará plenamente satisfeita. Como afirma Davi, o Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará (Sl.23:1). Podemos confiar no Senhor porque Ele nos susterá (Sl.55:22). As delícias perpétuas do Senhor são uma característica evidente da vida espiritual no rumo certo.

Conclusão: No novo ano começou. A retrospectiva do que se foi poderá oferecer-nos constatações não favoráveis. Não nos abatamos com isso. Podemos acertar o rumo da nossa vida espiritual. Que o hino de Davi, no Sl.16, possa ser, no seu inspirado conteúdo, um precioso subsídio para nos ajudar a ter um ano ricamente abençoado, na direcção do Senhor, no usufruto da plenitude da Sua alegria e suprido pelas delícias da Sua abundante destra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES DESTE BLOG

VÍDEOS GOSPEL

BlogBlogs

Assista ao Teatro "Você é Tudo"! Versão Brasileira do "Lifehouse Everything Skit".

NOTÍCIAS GOSPEL

NOTÍCIAS GOSPEL
Notícias do Mundo Cristão


Curítiba-PR

Joinville-SC

Joinville-SC

São Paulo

São Paulo

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Luziânia-GO

Paraíba

Cacoal-RO

Brasília - DF

Rede de Radiodifusão Bíblica em Oito Idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Japonês, Chinês, Coreano, Alemão e Russo.

Quem Sou Eu?

Minha foto
Joinville - Araguaína, Santa Catarina - Tocantins, Brazil
Sou Radialista. Exercendo a Função de Locutor, Disck Jóckei, Produtor de Áudio e Mestre de Cerimônia. MSN - mickellsand25@hotmail.com